Por que você deveria começar a usar Infraestrutura como código agora?

Iluiz Sousa
3 min readMar 15, 2021

--

Infraestrutura com código

Com o passar dos anos as cargas de trabalho vem evoluindo principalmente com a adoção de serviços em nuvem. A forma de se entregar uma aplicação definitivamente não é a mesma de dez anos atrás. Atualmente temos uma série de metodologias, serviços e ferramentas que garantem a entrega de uma aplicação definitivamente em minutos.

Essa evolução trouxe um aumento de velocidade na entrega de aplicações e serviços, aliás o fato de se ter uma alta velocidade na entrega atualmente é sem dúvidas uma grande vantagem competitiva além de trazer grande valor agregado ao negócio.

Ok, e o que a Infraestrutura tem a ver com isso?

É realmente maravilhoso ter um time de Desenvolvimento de software capaz de entregar uma aplicação o mais rápido possível, de forma eficiente e estável para o cliente final, mas como um ditado popular diz: “Uma andorinha só não faz verão”. É necessário ter um sincronismo entre os times, neste caso principalmente entre os times de desenvolvimento e operações (ou Infraestrutura).

Como que o time de infraestrutura pode acompanhar a velocidade de entrega exigida atualmente? Sim, através da Infraestrutura como código.

Enfim, Infraestrutura como código.

Podemos dizer que IaC ou Infraestrutura como código é o processo de gerenciar e provisionar serviços de infraestrutura através de código, sendo que este código pode ser declarativo ou imperativo (essa é uma discussão para outro momento).

A infraestrutura como código está ligada principalmente a automação de processos, economia de tempo e padronização.

Quais as principais vantagens de trabalhar com Infraestrutura como código?

Padronização e Reutilização: Uma vez que você passará a literalmente escrever as configurações da sua infraestrutura, será possível reaproveitar isso para outras demandas semelhantes de forma muito mais rápida. Outro ponto, caso seja necessário desenvolver um novo código para uma entrega, você poderá usar os códigos existentes como referência. É quase que uma documentação implícita.

Ganho de tempo e dinheiro: a infraestrutura como código irá reduzir drasticamente o tempo de entrega de um ambiente. Isso pode fazer com que as equipes concentrem esse tempo ganho em outras atividades.

Escalabilidade: as alterações necessárias num ambiente podem ser entregues apenas com a mudança de uma linha código (isso pode ser uma desvantagem também, mas vamos ser otimistas)

Versionamento e Infraestrutura imutável: sim, infraestrutura como código permite que você trabalhe com versionamento da sua infraestrutura. Isso garante uma padronização e um controle maior dos recursos que estão sendo utilizados. A partir do surgimento de uma nova necessidade você pode criar uma feature para sua infraestrutura, gerando assim uma nova versão dela que será consumida por outras equipes.

E por onde posso começar ?

Existem uma série de soluções de infraestrutura como código disponíveis para que você possa iniciar sua saga como um “desenvolvedor de infraestrutura”. Abaixo listarei as principais:

A ideia principal desse post é mostrar a importância de já começar a adotar infraestrutura como código em sua rotina, principalmente ao profissional de operações e infraestrutura. Caso você tenha sugestões para o post, ficarei feliz em atualizá-lo aqui. Abraços!!

--

--

Iluiz Sousa

Tentando me tornar o que chamam de engenheiro DevOps.